Se miorá, miora!

Nossos melhores momentos guardados na memória, porque a vida voa

Imagine ter um filho de seis anos com 23 festas no currículo! É gente pra dedéu pra reconhecer, conquista demais pra agradecer – e tombos que deixaram marcas importantes e fizeram a gente sorrir e, claro, levantar.

Se Sabores da Terra fosse uma pessoa, a memória estaria abarrotada de histórias para contar. Desse mundaréu de sonhos, fizemos um compilado bonito de ver. Coisa só a gente poderia destacar – que algoritimo o quê, NO NOSSO RITMO!

Nossa primeira edição em Indaiatuba/SP (2016) foi de tirar o chapéu. Esperávamos receber uns 100 visitantes (no máximo) naquela “feirinha de produtores”, no quintal do restaurante Amadeu. Recebemos umas 1.200 pessoas, o dono ficou bravo e quase fomos multados pela Prefeitura por falta de alvará! Bom pra aprender a não subestimar nosso potencial!

Inventamos moda com a tal da “Semana Acadêmica”. De partida, o chef Lizandro Lauretti, então sócio do Jamie Oliver no Brasil, fez a aula de abertura. Sala abarrotada pra ouvir que faz diferença consumir alimento de verdade direto de quem produz. Tremendo orgulho ver o impacto que causamos em tantos chefs e produtores locais que cresceram na vitrine do Sabores da Terra. Ah, foi um primeiro passo tão firme!

A iniciativa de unir chefs e produtores para cozinhar juntos e compartilhar conhecimento vingou e muita gente que consumiu os menus especiais do festival nos restaurantes participantes nos motivou a seguir o modelo.

E não é que saímos de uma “feirinha” para uma festa no Parque do Figo, em Valinhos/SP?  Ganhamos confiança e inserimos ações que permanecem até hoje: Cozinha Show em arena, parceria com universidades também em espaço público, área infantil com aulas de culinária e educação ambiental, parceria da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos com a roda de conversa, palco com atrações culturais. Nossa Senhora! Andamos com fé!

O “Porco na Fornalha da Maria Fumaça”, entre as edições Jaguariúna e Holambra (2017), foi nosso jeito de resgatar a tradição dos antigos maquinistas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF que assavam um porco dentro da máquina, sobre os trilhos! Naquele contexto, tivemos muita gente bamba por perto e até comitiva pra assinalar o nosso caipirês. Maravilha!

E a primeira edição em Campinas/SP (2019)? Foi gigante naquele momento. Uma cidade emblemática para mim (Renata), base da Elo Produções. Também foi a primeira vez que realizamos o Momento de Fé, importante e tocante.

Desde então, seguimos no peito e na raça. Rodamos por mais de uma dezena de cidades do Estado de São Paulo até 2022. E olha que tivemos uma pausa forçada – a mesma que mudou os planos e a bússola do mundo – durante a pandemia de Covid-19. Para os setores de hospitalidade, eventos e restauração, o baque não foi pouco. Nosso mundo ficou mais de cabeça para baixo que Santo Antônio em 13 de junho.

A grande virada veio em outubro de 2022 – até os modernistas da Semana de Arte Moderna testemunharam isso (tecnicamente, claro!). Com a chegada dos caipiras à capital paulista e ao Memorial da América Latina, Sabores da Terra ganhou a admiração de muita gente.

Viramos, ali, uma chave importante para a marca. E isso mudou, em muito, nosso posicionamento, planejamento e execução. Em 2023, nosso #OrgulhoDeSerCaipira está imenso. Não perca as novidades em nossa agenda!