Terceira edição do Festival Sabores da Terra reunirá chefs de renome para aulas e oficinas gratuitas

 Especialistas em diversas áreas gastronômicas participarão da festa de abertura em Jaguariúna dias 18 e 19 de março

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra edição Jaguariúna e Holambra, reunirá um time tarimbado de chefs. O evento terá início no dia 18 de março com uma grande festa nas dependências do Campus II da FAJ – Faculdade de Jaguariúna.

Durante todo o final de semana o público visitante poderá vivenciar diferentes experiências gastronômicas, incluindo a possibilidade de participar de aulas-show e oficinas com um time de respeito que vai dividir conhecimento e sabores. A parte acadêmica do evento, bastante esperada por quem já participou das edições anteriores, tem vagas limitadas e é totalmente gratuita. As inscrições podem ser feitas a partir do site www.festivalsaboresdaterra.com.br.

Ao todo serão sete momentos. Duas chefs convidadas especialmente para abrir o evento, estão sendo muito aguardadas por alunos de gastronomia, chefs, cozinheiros e amantes da cozinha. Ana Soares (SP) e Elzinha Nunes (BH), ícones da área e acostumadas a participar dos grandes eventos de gastronomia, vêm para prestigiar o festival que valoriza as riquezas do interior, demonstrando o respeito e paixão que ambas possuem pelas raízes e tradições.

Confira a agenda e os nomes dos profissionais que irão compartilhar conhecimentos e receitas frente a frente com o público.

Ana Soares

Arquiteta de formação e cozinheira autoditata, Ana Soares cresceu sentindo o cheiro de farinha tostada no ar e brincando em meio às massas no pastifício de seu pai. Sua relação com a cozinha é antiga, vem assentada na memória da família italiana. O paladar foi apurado também nas constantes viagens e na temporada de 3 anos que viveu na França. Iniciou a carreira na gastronomia quando chefiou o Bar Nabuco e, em seguida, o Restaurante Badaró. Mesa III Campinas_Lucas Terribili bxFoi nessas experiências que percebeu a necessidade de terceirizar a produção das massas, por falta de espaço na cozinha. Aninha ouvia dos chefs que produzi-las era uma especialidade e resolveu investir nessa paixão. Em 1995, criou a Mesa III para preencher essa lacuna no mercado, fornecendo pastas artesanais de alta qualidade para restaurantes e buffets. Suas receitas não são nada óbvias: têm sabores originais, preparadas com arte e criatividade. Tudo com muito cuidado, num serviço de alfaiataria, com massas feitas à mão, uma a uma. Hoje seu pastifício fornece para os melhores restaurantes de São Paulo, como o Ici Bistrô. Mas essa não é sua única atuação, a cozinheira também é uma prestigiada consultora gastronômica e desenvolve cardápios para diversas casas do país. Alguns de seus sucessos são o Astor, Adega Santiago e Lanchonete da Cidade.

Para o evento Ana criou um cardápio com os ingredientes, ervas, folhagens e flores da estação produzidos pela Calusne Farms para uma aula, degustação, demonstração e bate papo-cozinheiro-fornecedor.

Cristiano Borgonovi

O chef Cristiano vai ensinar em sua oficina receitas com partes descartadas de ingredientes, cujo valor nutricional é riquíssimo e deveria ser aproveitado em sua totalidade. Essa oficina também vai incentivar as pessoas que querem empreender de forma caseira no mundo da gastronomia com baixo custo.Cristiano 2

A oficina faz parte do projeto do festival – Arena Empreendedorismo Sustentável e conta com a participação do curso de Nutrição da FAJ.

Em sua trajetória o chef passou por casas como Casa Grande Hotel, Restaurante Noah Noah, Yacht Papi Du Papi (Europa temporada 2007 e 2008) e Yacht Monasterio (temporada 2009). Desde 2007 faz eventos fechados (private Chef) e em 2016 abriu seu próprio espaço – Cristiano Borgonovi Gastronomia.

Elzinha Nunes

Minas Gerais possui o que podemos considerar, a melhor Gastronomia do Brasil. Uma pessoa que teve grande influência no resgate e valorização dos modos de fazer, sabores e receitas mineiras foi Dona Lucinha, apelido carinhoso da cozinheira e pesquisadora Maria Lúcia Clementino Nunes, mãe de Elza Nunes, a Elzinha, que vem especialmente para dar uma aula-show com o melhor da gastronomia mineira de raiz.elzinha Nunes

Com o amor, o dom e os saberes da Gastronomia no DNA, não havia como ser diferente. Elzinha cresceu aguçando os sentidos e aprendendo os fazeres da cozinha. Apaixonada pelas receitas tradicionais, muitas delas lembranças da infância no município do Serro, fizeram com que Elzinha trilhasse na cozinha a sua vida profissional.

Disposta a mesclar sua estória com a formação, Elzinha estudou na França e na Itália. Hoje, ministra cursos, palestras, preside concursos, possui seu próprio programa diário de TV e realiza consultorias no Brasil e exterior. Há quase 25 anos, levou a tradição da família para São Paulo, abrindo dois restaurantes onde recebe com a tradicional hospitalidade mineira.

Assim como a mãe, Elzinha vem se destacando, é hoje a única mulher brasileira membro da ACLA, entidade internacional que promove a valorização dos modos de fazer tradicionais da gastronomia e membro da AREGALA Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas. Assim como a mãe, acredita que “O primeiro ingrediente que se põe na panela é o amor. ”

Erick Alsaro

Um apaixonado pela gastronomia, em especial a italiana, o chef Erick Alsaro é proprietário dos restaurantes Duo Bruschetteria & Botegga, Américo e Via Pesto, todos de Campinas. Com experiência de mais de dez anos, o chef já passou por casas como Restaurante Rosário, Chef Théo Medeiros, Lagundri Bistrô Contemporâneo, Caprichos Restaurant (Inglaterra), Pasta Presto e El Mercado de La Parrilla. red

Alsaro também atua na área de consultoria técnica, elaboração e implantação de restaurantes, cardápios, treinamento de brigada e controle financeiro para diversas empresas do setor, além de fazer eventos corporativos, casamentos, personal chef e cursos em gastronomia internacional.

O chef fará uma fará uma aula-show degustação ensinando Paella Caipira que será realizada no dia 18 de março a partir das 12h45. Por ser realizada na hora do almoço e incluir a degustação do prato, o ingresso custará R$ 25,00. Quem se interessar pode comprar antecipadamente pelo site do evento.

Manuel Alves Filho

No cumprimento das trilhas rumo a Goiás, os tropeiros paulistas tinham como base de suas refeições quatro alimentos: a carne, frequentemente a de porco, o milho, a abóbora e o feijão. Em sua aula, o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho usará dois destes elementos para elaborar um prato que é muito caro aos paulistas, especialmente àqueles que vivem na região do Circuito das Águas: Costelinha de porco com quibebe. Trata-se de uma preparação carregada de história, simbolismo e afetividade.img_2628

Mais: No jornalismo ele soma 30 anos de carreira. É vencedor do Prêmio Abraciclo de Jornalismo, Prêmio Yara de Jornalismo e Prêmio FEAC de Jornalismo. Na gastronomia, atua há 20 anos. É autodidata, mas tem vários cursos no currículo. Tem trabalhado mais fortemente na promoção de eventos que valorizem a cultura gastronômica. É o idealizador dos eventos Chefs na Praça, Chefs na Unicamp e Beer Train. É autor do livro “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”. Também é palestrante de gastronomia.

Mario Firmino

Mario Firmino profissional da área de TI, transita no mundo da gastronomia há muitos anos, se autodenomina como um gourmet diletante e é um dos fundadores do convivium Slow Food de Campinas. Criador do mini defumador manual, Firmino já cruzou fronteiras levando sua invenção para chefs de vários cantos do país que fazem criações gastronômicas incríveis, feitas a partir da defumação a frio.IMG_2700

Na aula, Mario ensinará técnicas de defumação a frio e fará uma demonstração criativa, utilizando suas invenções para defumar a frio alimentos e bebidas com produtos da Castelo Alimentos (patrocinadora do evento), Monte Cogumelos, Fazenda Atalaia e cervejaria Landel.

Regis Avelar

Vodka é o tema do workshop que o bartender Régis Avelar vai ministrar no Festival Sabores da Terra. Avelar vai ensinar como identificar uma vodka de qualidade e preparar drinks com o destilado. O workshop “Tradicional x Novo”, mostrará as peculiaridades de uma vodka autêntica e de qualidade, bem como os drinks preparados com o destilado de cereais. A apresentação conta com apoio da Kadov, marca da indústria brasileira de bebidas CRS Brands, uma das patrocinadoras do evento.regis

Em sua aula, o bartender abordará as principais diferenças das vodkas existentes no mercado brasileiro e as características típicas da bebida. Segundo Avelar, hoje existem no país poucas marcas como a Kadov, produzida com 100% de cereais, com padrão de qualidade dos melhores destilados da categoria produzidos na Europa.

O workshop vai ensinar diferentes tipos de drinks, incluindo os mais pedidos na noite e a tradicional caipiroska.

Régis Avelar é diretor da Magic Bartender, que participa de várias convenções e eventos pelo Brasil ensinando como preparar coquetéis modernos e conhecidos internacionalmente.

*Evento para maiores de 18 anos

Agenda de aulas do evento de abertura

Sábado (18)

12h45 – Aula-Show Degustação de Paella Caipira com o chef Erick Alsaro – (após a aula o prato será vendido por R$ 25,00 cada)

15h30 – “Cozinha mineira de raiz” com chef Elzinha Nunes

17h – Técnicas de Defumação a frio com Mário Firmino

18h – Oficina “Aproveitando o alimento em sua totalidade” com chef Cristiano Borgonovi

Domingo (19)

11h – Mesa III visita os “Jardins” da Calusne Farms com chef Ana Soares

14h – Workshop “Tradicional x Novo” com o bartender Regis Avelar – Patrocínio Vodka Kadov

15h – Comida Caipira: Passado e Futuro com chef Manuel Alves Filho

SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”

Período: de 18 de março a 2 de abril

Evento de Abertura

Data: dias 18 e 19 de março (sábado e domingo)

Horário: sábado, das 11h às 22h; domingo, das 11h às 18h.

Local: Campus II da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) – Rodovia Adhemar de Barros (SP-340) KM 127 – Tanquinho Velho – Portaria 2

Evento de Encerramento em Holambra – dias 1 e 2 de abril (em breve divulgação completa)

Site: www.festivalsaboresdaterra.com.br

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *