Conheça um pouco mais sobre Valinhos que será sede da 2a. edição do “Sabores da Terra”

valinhos_aerea-171116

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra vai seguir viagem e dessa vez a cidade escolhida para sediar o evento foi Valinhos. Conhecida como a capital nacional do figo, goiabaValinhos também é a maior produtora de goiaba do país. Com quase 107 mil habitantes, a cidade fica há apenas 82 km da capital e pertence à região metropolitana de Campinas.

 

Além da produção das frutas, Valinhos oferece um belo roteiro histórico-cultural e artístico e se orgulha de ser a terra natal e moradia de grandes artistas como Adoniram Barbosa, saudoso compositor e cantor brasileiro, e Flávio de Carvalho, grande arquiteto e artista plástico. Sua gastronomia é rica e a região possui muitos produtores rurais com forte influência da cultura italiana. A maioria dos imigrantes chegaram da região do Vêneto substituindo a mão de obra escrava no final do séc XIX. Com eles veio a cultura das frutas e hortaliças, em especial o figo. Ainda hoje encontram-se muitos pomares de figo-da-índia, fruta típica da zona árida italiana que foi trazida pelos imigrantes italianos antes do figo-roxo.

figo

Já que estamos na capital do figo roxo, a temática do evento será “Um toque de figo”. Chefs e cozinheiros não terão dificuldade em criar pratos e sobremesas com um ingrediente tão versátil. Até um simples pedacinho de figo cristalizado, é capaz de dar charme e sabor ao bom e velho cafezinho. Com isso podemos imaginar o que vem por aí.

Agora é aguardar a divulgação dos menus e reservar a agenda para visitar as casas participantes.

Related posts:

Um comentário sobre “Conheça um pouco mais sobre Valinhos que será sede da 2a. edição do “Sabores da Terra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *