Cogumelos orgânicos e de alta qualidade produzidos bem pertinho, em Valinhos

por Érika Soares (Entre Sabores)

Ricos em minerais, proteínas e de baixa caloria, os cogumelos vem ganhando cada vez mais espaço na mesa e no coração dos brasileiros. Na região de Campinas, um produtor orgânico vem se destacando neste mercado. Trata-se da Monte Cogumelos, que atualmente produz shimeji, hiratake ou salmon, e caetetuba, mais conhecido como ostra.

O responsável pelo desenvolvimento deste setor é Monteiro Junior, que se apaixonou pelo segmento a cerca de dois anos. ” A empresa nasceu de uma experiência corporativa que tive, quando fui diretor financeiro de uma fazenda produtora de alimentos orgânicos no Nordeste. Quando voltei para o estado de São Paulo, vim morar em uma chácara que pertence à minha família há 35 anos, em Valinhos, e pensei em aproveitar o terreno para desenvolver o meu negócio”, conta Monteiro. “Depois de pesquisar o mercado, optei por cogumelos por já gostar do produto e também porque ele tem alto valor agregado.”

Atualmente, a Monte Cogumelos atende cerca de 15 restaurantes, boa parte deles de comida asiática, e seis hotéis importantes da região de Campinas, que exigem alta qualidade e controle da produção. Além disso, frequentemente participa de feiras e eventos gastronômicos para divulgar sua marca.

Para Monteiro a aproximação do consumidor, seja ele final ou com o chef de cozinha, diretamente com o produtor é muito importante. “Todas as iniciativas de aproximação do produtor com os consumidores, eliminando o atravessador, são benvindas porque beneficiam a parte mais sensível dessa cadeia, que é o produtor. Ações como essa do Festival Sabores da Terra, por exemplo, valorizam o produtor pelo seu trabalho, capacidade e conhecimento, além de ver seu produto ganhar mais importância”, conclui Monteiro.

Related posts:

One thought on “Cogumelos orgânicos e de alta qualidade produzidos bem pertinho, em Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *