Festival Sabores da Terra

Muito Além da Comida

Muito mais que uma boa comida queremos resgatar a origem, a cultura e a história de uma cidade por meio dos ingredientes e sabores de sua gastronomia. Ir além de uma receita exclusiva para proporcionar uma conexão com a memória afetiva das pessoas. Amigos, família, lembranças da infância, casa da vó… uma mistura de sentimentos e sabores compartilhados numa experiência única ao degustar um prato! Esse tem sido nosso propósito em cada local que visitamos. Em todos os momentos buscamos surpreender e somos surpreendidos com novas descobertas de ingredientes, receitas e pratos que proporcionam sensações inesquecíveis. Esses achados únicos nos dão a oportunidade de contar e preservar histórias das cidades por onde estamos passando.

Para que essa viagem de resgate às raízes, ao simples e ao essencial se conecte ao hoje, se faz necessário o envolvimento dos restaurantes, chefs, produtores, artesãos, escolas, faculdades de gastronomia e visitantes. Todos juntos embarcados nesse propósito, descobrindo, provando, apreciando e valorizando o que há de melhor em cada um desses lugares.

A emoção que os versos de Chico Buarque e Milton Nascimento transmitem na canção Cio da Terra define de forma linda e poética parte da identidade do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra que, sem dúvida, vai muito além da comida. Nosso desejo é conseguir compartilhar essa essência com cada um que cruze nosso caminho, tocando mentes e corações para que essa experiência perdure por muito tempo nas lembranças e recordações da história de cada pessoa.

Debulhar o trigo/Recolher cada bago do trigo/Forjar no trigo o milagre do pão/E se fartar de pão…Decepar a cana/Recolher a garapa da cana/Roubar da cana a doçura do mel/Se lambuzar de mel/Afagar a terra/Conhecer os desejos da terra/Cio da terra, propícia estação/E fecundar o chão.