abril 23, 2016

Sobre

Quer conhecer um povo? Seus costumes, o lugar onde vive? Então conheça sua gastronomia. O Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”, chega para contar a história de cada região, seus ingredientes típicos e sua cultura. É um evento que promove 

IMG_9658

Foto: Guillermo White

a gastronomia local com seus restaurantes, chefs, produtores e artesãos, valorizando o turismo e o comércio.

O evento vai percorrer apenas as cidades do interior, fugindo dos grandes centros. Nosso objetivo é fazer uma ponte entre chefs, cozinheiros e o pequeno produtor, aquele cuja agricultura respeita a biodiversidade local, para que esses alimentos mais saudáveis possam entrar nas cozinhas e chegar ao prato do consumidor final com mais qualidade. Essa aproximação é para engrossar o movimento Slow Food cujo princípio básico é o direito ao prazer da alimentação que não agride o planeta e o meio ambiente, mas utiliza produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma responsável.

Screen Shot 2016-04-07 at 9.34.48 AM

Foto: Guillermo White

Para difundir a boa mesa, cada restaurante indicado é convidado a participar com um menu fechado (entrada, prato principal e sobremesa), tendo que introduzir no mesmos algum ingrediente oriundo de produtores locais. Os valores são fixos e acessíveis e podem ser oferecidos no almoço e jantar. Uma curadoria acompanha todo o processo para garantir que os menus estejam em conformidade com a proposta do evento.

O Festival que dura em média 14 dias (isso pode varias de uma cidade para outra), conta com a participação e apoio de escolas e faculdades de gastronomia locais. Durante o evento, além do menu nos restaurantes participantes a cidade respira gastronomia com a realização de feiras, workshops, exposições, cozinha show e também um jantar de encerramento beneficente em prol de uma entidade local indicada pelos participantes em conjunto com os organizadores.

O evento é uma realização da Elo Produções da cidade de Campinas e que possui mais de 15 anos no mercado.

Informações: atendimento@eloproducoes.com.br

CONFIRA NOSSO VÍDEO:

4 comentários sobre “Sobre

  • Boa noite
    Fiz minha inscrição para o workshop de produção de queijos, gostaria de sabet se está td om ou se preciso confirmar em.maia algum lugar.
    Grato

  • Boa noite!
    Fico muito triste em não poder comparecer, por motivos de saúde alheios a minha vontade.
    Favor considerar liberados os convites solicitados em minha inscrição.
    Grata pela compreensão,
    Eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *